[...] escuta ativa, individualizado e centrado no cliente. Pressupõe a capacidade de estabelecer uma relação de confiança entre os interlocutores, visando o resgate dos recursos internos da pessoa atendida para que ela mesma tenha possibilidade de reconhecer- se como sujeito de sua própria saúde e transformação [...] (MS, 1997, p.11).
Aconselhar não é dar conselhos, não se trata de meios de levar o indivíduo a adotar condutas que devam ser seguidas. O aconselhamento psicológico ajuda o indivíduo a compreender as situações que enfrenta e ajuda-o ao autoconhecimento, permitindo trabalhar melhor com os seus recursos em um curto espaço de tempo para desenvolver uma melhor tomada de decisão de forma eficaz..
O aconselhamento possui uma comunicação ágil e sensivel, sem atitudes moralistas,fundamentado na ética e no conhecimento técnico profissional, acolhendo o paciente de forma que ele possa expressar os sentimentos, conflitos e percepções, para que o mesmo confronte-se satisfatoriamente com algumas dificudades e assim, promova o bem-estar psicológico e autonomia para suas tomada de decisão. .
¨ Se algum desejo seu não for atendido, não supreenda. Nós chamamos isso de vida.¨ (Anna Freud)
¨A única pessoa com a qual você pode se comparar é com você mesmo no passado¨ (Sigmund Freud )
¨ Você pode saber o que disse, mas nunca o que o outro escutou ¨ ( Jaqcques Lacan )