Transtorno de preferência sexual

Os Transtornos de Preferencia Sexual, são parafilias específicas de práticas sexuais repetitivas e persistentes. São disturbios relacionados á escolha do objeto sexual (que não seja humano e vivo). O indivíduo fixa-se em um determinado comportamento ou fantasia relacionado a qualquer outra coisa que não seja humano e que voluntariamente esteja disponivel para o ato sexual..

 

PARAFILIAS

São caracterizadas por fantasias, impulsos ou comportamentos frequentes, intensos e excitantes sexualmente que causam sofrimento. Envolvem objetos inamimados, crianças e/ou adultos sem consentimentos, sofrimento ou humilhação de si ou do parceiro e com potencial para causar danos no funcionamento social, ocupacional e psicológico no indivíduo.

EXIBICIONISMO

Fantasia ou obsessão em mostrar e exibir publicamente suas genitálias para obter prazer sexual. Segundo o CID-10, consiste em “Tendência recorrente ou persistente de expor seus órgãos genitais a estranhos" (em geral do sexo oposto). Os exibicionistas (geralmente heterosexual) evitam o contato sexual real e raramente cometem estupro.

FETICHISMO

Ocorre quando há excitação sexual por uso, ou fantasia de uso, de objetos inamimados ou do foco em uma parte não genital do corpo, por exemplo:( o pé, mechas no cabelo entre outros), com a finalidade de estímulo para realização sexual. O fetichismo causa angústias e interfere nos desempenhos de funções rotineiras, que prejudica o indivíduo e pode prejudicar a relação sexual com outras pessoas.

Frotteurismo

Ou "Encoxada", é a necessidade do contato fisico indesejado para se sentir excitado. É um transtorno de mania sexual de se esfregar em outras pessoas (vitimas), geralmente em lugares públicos e sem o consentimento delas, sendo isso o suficiente para despertar o desejo sexual do indivíduo frotter.

Tranvestismo fetichista

Fetichismo Transvético ou "cross-dressing" envolve vestir-se com roupas ou objetos associado ao sexo oposto. Geralmente, o homem com Fetichismo Transvéstico mantém uma coleção de roupas femininas, que usa intermitentemente. Enquanto usa roupas femininas, ele em geral se masturba, imaginando-se tanto como o sujeito masculino quanto como o objeto feminino de sua fantasia sexual.

Transtornos sexuais.

Os Transtornos Sexuais ou Disfunções Sexuais caracterizam-se por uma perturbação no desejo sexual e nas alterações psicofisiológicas que caracterizam o ciclo de resposta sexual, causando sofrimento acentuado e dificuldade interpessoal. Os tipos mais comum são:.

  • Transtorno de Desejo Sexual Hipoativo: é uma deficiência ou ausência de fantasias sexuais e falta de desejo e interesse sexual.
  • Transtorno de Aversão Sexual: é a aversão e esquiva ativa do contato sexual genital com um parceiro sexual.
  • Transtorno Erétil Masculino: (ou disfunçao erétil) é uma incapacidade persistente ou recorrente de obter ou manter uma ereção adequada até a conclusão da atividade sexual.
  • Transtorno da Excitação Sexual Feminina: é uma incapacidade persistente ou recorrente de adquirir ou manter uma resposta de excitação sexual adequada de lubrificação-turgescência até a conclusão da atividade sexual.
  • Transtorno Orgásmico Feminino: é um atraso, ou ausência persistente ou recorrente de orgasmo, após uma fase normal de excitação sexual.
  • Ejaculação Precoce: é o início persistente ou recorrente de orgasmo e ejaculação com estimulação mínima antes, durante ou logo após a penetração e antes que o indivíduo o deseje.
  • Transtorno Sexual Sem Outra Especificação

    Esta categoria é incluída no DSM IV para a codificação de uma perturbação sexual que não satisfaça os critérios para qualquer transtorno sexual específico, nem seja uma Disfunção Sexual ou uma Parafilia. Exemplos:

    1. Acentuados sentimentos de inadequação envolvendo o desempenho sexual ou outros traços relacionados a padrões auto-impostos de masculinidade ou feminilidade.

    2. Sofrimento acerca de um padrão de relacionamentos sexuais repetidos, envolvendo uma sucessão de amantes sentidos pelo indivíduo como coisas a serem usadas.

    3. Sofrimento persistente e acentuado quanto à orientação sexual..

    Assexualidade

    DICAS BÁSICAS PARA UMA VIDA SEXUAL SAUDÁVEL E PRAZEROSA

    Segurança no relacionamento

    ‟Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada”. (Freud)

    Instinto

    ‟É quase impossível conciliar as exigências do instinto sexual com as da civilização”. (Freud)

    O Novo

    ‟O novo sempre despertou perplexidade e resistência”. (Freud)

    Psicoterapia

    Se você chegou até aqui, é provavel que esteja precisando de ajuda para lidar com questões sexuais. Agende aqui uma consulta de orientação psicológica.